domingo, 26 de fevereiro de 2012

No forno: enrolado de fraldinha com salada síria de grão de bico

O método de assar é uma cocção em temperatura alta sob ação direta do calor em um ambiente seco, com a coloração da superfície do produto. Porém, no caso das carnes é aconselhável a utilização de temperaturas moderadas para evitar um processo mais lento e menor perda de água.
Gosto sempre de acompanhar assados de carne vermelhas com vegetais refrescantes ou legumes assados, como as batatas. De qualquer forma, o acompanhamento seja qual for tem que ser preparado de forma leve.

Enrolado de fraldinha e bacon com salada síria de grão de bico


Foto: Bruna Tadini


1 peça de 500g de fraldinha
200g de fatias de bacon de boa qualidade finas
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
coentro desidratado
azeite de oliva

Tempere a carne com sal, pimenta do reino e o coentro. Deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Enrole-a no sentido de maior comprimento e envolva com as fatias de bacon. Dê forma e sustentação à peça com fios de barbante para cozinha, amarrados ao redor, formando como um rosbife.


Foto: Bruna Tadini


Pré aqueça o forno por 15 minutos à 180°C, coloque a carne em uma assadeira e regue com um fio de azeite de oliva. Asse até ficar dourado por fora e sair um suco vermelho de dentro ao ser espetada com um garfo. Com o tempo isso não será necessário, você saberá o ponto só de olhar! Retire do forno e deixe descansar em temperatura ambiente por 15 minutos antes de servir.


Foto: Bruna Tadini


Para a salada: 300 gramas de grão de bico sem casca, 1 cebola pequena picada, 3 dentes de alho picados, 1 colher das de sopa de tahine, 1 colher das de sopa de mostarde de dijon com mel, cebolinha picada, sal a gosto, pimenta síria a gosto e azeite de oliva. Misture todos os ingredientes e leve por 30 minutos à geladeira antes de servir.


Foto: Bruna Tadini

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um dia muito especial!

Em maio o blog fará 1 ano... Nossa, e quem diria que naquele dia, que resolvi criá-lo, nasceria um projeto tão especial! Porém a correria do dia a dia, minha profissão e os problemas que aparecem em nossas vidas, fizeram com que me dedicasse à ele muito menos do que gostaria. Mesmo assim, o blog foi crescendo, e eu me dedicando,  me aprimorando (apesar de ainda ter muito a aprender, tanto na gastronomia e na fotografia, quanto na informática).
Esse ano pretendo investir ainda mais, e queria agradecer à todos vocês,  amigos, leitores, seguidores! Por me apoiarem, me elogiarem, me criticarem!
Mas porque eu estou dizendo tudo isso hoje, se o aniversário do blog é só em maio? Porque hoje o blog atingiu a marca de 3000 acessos!!! Pode ser pouco ainda, mas sabem o que é mais incrível? No último mês foram mais de 500!!! E é isso que me deixa muito animada! O espaço que o blog tem para crescer!

Muito Obrigada!!!

E aqui está meu mais novo projeto: minha horta!!!

Foto: Bruna Tadini

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Do mar: ceviche de corvina

Bom, não é segredo para ninguém que me conhece bem que aprecio todos os tipos de gastronomia, que pra não dizer que gosto de 100% dos ingredientes existentes, gosto de 99,9% deles e os outros 0,1% já provei ao menos duas vezes, e ainda espero que meu paladar os aceite. Mas enfim, quem realmente me conhece, sabe que minha paixão são os peixes e frutos do mar! Alguns pratos elaborados com esses ingredientes são realmente complexos, exigem programação para sua realização desde o momento da compra... Mas alguns não, são saborosos e intensos mesmo sem dar trabalho! Um prato muito versátil dessa categoria é o ceviche, já postado anteriormente, mas de salmão. Mas que pode ser feito com vários peixes. Acho uma opção tanto para a cidade grande, quanto para aquela viagem à praia, quando queremos cozinhar mas sem gastar muito tempo, afinal fomos curtir e descansar. Apesar que, ultimamente, acho mais difícil comprar peixes e frutos do mar, frescos e de boa qualidade, na praia do que aqui na capital.
Esse ceviche fiz em um sábado, que estava muito calor. Fui à uma feira livre perto de casa e a feirante me sugeriu a corvina, decidi experimentar e ficou ótimo!

Ceviche de corvina


Foto: Bruna Tadini


500g de corvina em filé e depois cortada em cubos grandes
100g de tomates cerejas cortados em quatro
1 cebola roxa pequena picada
4 dentes de alho em fatias finas
coentro picado
suco de 1 limão siciliano
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
azeite de oliva

Tempere a corvina com o sal e a pimenta. Acrescente o suco de limão e deixe na geladeira para marinar por 30 minutos.
Misture o tomate, a cebola, o coentro, o alho e acerte o tempero. Por fim regue com azeite, pronto!


Foto: Bruna Tadini

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Comidinhas caseiras: bife a rolê

Bife a rolê

Ou conhecido como Braciola, é uma daquelas comidinhas caseiras que lembra a casa da vovó! Acho muito simples de fazer e fica uma delícia acompanhada de arroz branco fresquinho.

Foto: Bruna Tadini

500 gramas de acem ou patinho ou coxão mole fatiados em bifes finos
1 cenoura sem casca cortada na metade e depois em palitos de 1 cm, cozida
100g de bacon de boa qualidade ou panceta em fatias finas
3 ovos cozidos e cortados ao meio
1 cebola média picada
3 dentes de alho amassados
200ml de extrato de tomate
300ml de caldo de carne
1 folha de louro
salsinha picada a gosto
azeite de oliva
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Tempere os bifes com sal e pimenta do reino. Recheie cada um envolvendo a parte interna com uma fatia de bacon e depois com meio ovo cozido e um palito de cenoura cozida, enrole e feche com 3 palitos de dentes, reserve.

Foto: Bruna Tadini

Em uma panela funda, refogue o alho e a cebola em azeite de oliva. Acrescente os bifes montados na panela e deixe fritar bem dos dois lados. Adicione o caldo de carne e o extrato de tomate, raspando o fundo para soltar aquele fundinho de carne frita com a cebola e o alho. Deixe ferver e cozinhe sem pressa em fogo baixo com uma folha de louro, até a carne estar bem cozida e o molho bem apurado e espesso. Por fim, ajuste o sal e acrescente a salsinha picada.

Foto: Bruna Tadini