Eu produzi essa torta no ano passado, na época de festa junina, para participar de um concurso de culinária de uma empresa de uma amiga minha. Como resultado: o primeiro lugar!!! O segredo é simplicidade utilizando ingredientes típicos de boa qualidade e a alma brasileira! Tem coisa melhor?
Torta de carne seca, requeijão cremoso, manteiga de garrafa e pimenta de cheiro
Foto: Bruna Tadini
Para a massa:
400g de farinha de trigo
200g de manteiga
sal a gosto
4 colheres das de sopa de água gelada
4 colheres das de sopa de água gelada
1 gema batida para a decoração
Peneire a farinha e adicione o sal. Acrescente a manteiga em cubinhos e incorpore à mistura de farinha e sal. Adicione a água gelada e misture até ficar uniforme. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
Para o recheio:
500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
2 cebolas grandes fatiadas em rodelas finas
100g de manteiga de garrafa
azeite de oliva
cheiro verde fresco picado a gosto
coentro fresco picado a gosto
pimenta de cheiro picadinha a gosto (coloquei 4 bolinhas para moderadamente apimentado)
sal a gosto
400g de requeijão cremoso
Em uma panela grande e funda, derreta a manteiga de garrafa com um fio de azeite de oliva. Adicione a cebola e deixe fritar bem, até ficar dourada e murchinha. Acrescente a carne seca pré preparada e deixe refogar. Ao final acerte o sal e tempere com cheiro verde, coentro e pimenta de cheiro. Misture bem e leve à geladeira para esfriar.
Forre uma forma refratária com um terço da massa, faça furos com um garfo e leve ao forno pré aquecido (200oC) até ficar levemente dourada. Retire do forno e despeje metade do recheio, o requeijão cremoso e a outra metade do recheio. Da massa que sobrou use o necessário para cobrir a torta e depois decore a gosto. Pincele com a gema de ovo batida e leve novamente ao forno até ficar bem dourada. Aí é só saborear e descobrir porque essa torta é campeã!!!
Foto: Bruna Tadini
Nenhum comentário:
Postar um comentário