Brunch é uma refeição criada pelos americanos que veio para o Brasil na década de 80. É a combinação de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), ou seja, uma refeição mais informal e que pode, na verdade, deve ser estendida por várias horas! O legal do brunch é que cada um come a hora que quer, sem necessariamente ficar sentando, sendo uma boa opção para os domingos e datas comemorativas. Se for bem caprichado e houver maior investimento, cabe em batizados, casamentos, aniversários, chás de cozinha.
O que vale é montar as mesas com lindas toalhas, investir bastante na variedade de louças, misturando materiais (porcelana, vidros, madeira) e decorar com vasos de flores, fica lindo! E dependendo de cada data ou tipo de evento brincar com as cores e temas, sempre deixando os convidados bem à vontade!
Nesse último domingo, dias dos pais, meu pai voltou de uma viagem de madrugada e como queríamos deixá-lo dormir até mais tarde, mas sabíamos que acordaria com aquela fome, optamos por um brunch e foi uma delícia!
Vou postar aqui algumas fotinhos e uma lista com algumas idéias de cardápio (o legal é montar uma mesa com vários itens e alguns pratos mais elaborados)
- cestas de pães, croissants, torradas;
- tábua de queijos (desde os mais comuns como muçarela, até mais sofisticados como brie);
- frios (salame, mortadela, presunto, presunto cru, rosbife);
- patês e antepastos;
- tortas salgadas, como as quiches;
- ovos mexidos com bacon;
- manteiga, requeijão, maionese;
- geléias e compotas;
- frutas;
- saladas;
- bolos, tortas doces, panquecas e crepes;
- leite, café, chás;
- sucos de frutas, drinks gelados com ou sem álcool;
- caipirinhas e espumantes.