O que eu mais gosto de comer são receitas simples e bem saborosas. Aquelas preparadas com muito cuidado na combinação dos sabores, apuradas e servidas sem elaboração. Entre eles a rabada com angu, o famoso feijão com arroz, o macarrão ao sugo, o bife a milanesa... Enfim, gosto mesme é de comida comum, sem enfeite, mas muito bem preparada. Lógico que há ocasiões e ocasiões, mas se fosse definir meu tipo de cozinha ideal, seria assim. E esses dias matei uma vontade que estava vazia já um tempo:carne de panela! Feita com muito capricho em casa!
Para a carne de panela pode-se utilizar vários de cortes, entre os mais comuns acém, músculo, coxão mole e lagarto. Para combinar com a carne podemos variar nos legumes também, cabem aqui batata, mandioca, mandioquinha, cenoura e vagem. Normalmente preparada na pressão, não é indispensável tal utensílio. Eu mesma tive a minha quebrada e preparei essa receita na panela comum, mas também não sou fã da carne muito macia, gosto dela mais durinha. Se for sua preferência é só ligar a pressão na fase de cozimento.
Apesar de estar com essa vontade já faz um tempo, acabei realizando minha carne de panela com o que tinha a disposição, aí vai:
Carne de panela
1kg de acém limpo e cortado em cubos médios
3 dentes de alho picadinhos
1 cebola picada
4 batatas médias sem casca cortadas em pedaços médios
4 mandioquinhas sem casca cortadas em pedaços médios
2 folhas de louro
1 pitada de cominho em pó
coentro picado (ou cheiro verde se preferir)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
azeite de oliva
óleo de canola
Em uma panela grande e funda, adicone o óleo de canola e um fio de azeite até forrar o fundo. Aqueça bem e coloque a carne para fritar. Acrescente o sal e a pimenta por cima da carne sem mexer. A carne começará a soltar líquido, não mexa e mantenha em fogo alto até secar e adquirir um tom dourado, formando aquele grudinho no fundo. Nesse ponto adicione o alho e a cebola ainda sem mexer. A mistura liberará mais caldo e novamente deixe secar sem mexer. Acrescente a batata e um fio de água. Após ferver, acrescente a mandioquinha, o cominho e o louro e deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos em fogo baixo, até engrossar bem o caldo, cozinhar os legumes e amaciar a carne. Se necessário durante esse processo adicione água aos pouquinhos, mas geralmente a água produzida é o suficiente. Na hora que a carne estiver macia, o caldo grosso e dourado e os legumes cozidos, desligue o fogo e adicione o coentro. Aí é só se deliciar com essa maravilha e arroz branco!