quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Manhã no céu: ovo poché

Não sei vocês mas eu adoro café da manhã, quando faço essa refeição de forma caprichada e prazerosa meu dia já começa bem melhor! É uma delícia para mim quando posso preparar com calma, como aos finais de semana, e sair um pouco da rotina pão com frios. E o principal ingrediente que utilizo nesses momentos é o ovo, que pode ser preparado de diversas formas: cozido, frito, mexido, omelete...
Hoje acordei meio indisposta pois estou gripada e resolvi preparar um ovo poché, que nada mais é que um ovo "frito" na água, como uma nuvem. Tem coisa mais gostosa que aquela gema molinha escorrendo no prato para a gente poder molhar o pãozinho? E o interessante nesse caso, é que pelo fato de ser feito na água, fica bem levinho!
Mas não se sintam frustrados caso seus ovos poché não saiam perfeitos nas primeiras vezes, pode acontecer uma série de desastres, como o ovo desmanchar em mil pedacinhos hahaha, pois isso já aconteceu comigo! Por isso vou descrever aqui para vocês o jeitinho que achei de fazer sempre dar certo, para tentar poupar vocês dessa situação rs. Mas o importante na cozinha é isso, tentar! E quando der errado ou não ficar tão perfeito como gostaria, servir de motivação para repetir a receita e aprimorá-la cada vez mais.
Ovo poché

1 ovo grande (prefiro os caipiras)
500ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de vinagre branco
pimenta do reino moída à gosto
azeite de oliva
Em uma panela funda coloque a água para ferver. Abaixe o fogo e coloque o sal e o vinagre branco na água. Com o auxílio de uma colher faça movimentos circulares na água até sumirem as bolhas e formar um redemoinho. Quebre o ovo em um potinho e despeje no redemoinho, mantendo em fogo baixo. Deixe cozinhar por 3 minutos para obter uma gema mole e retire com uma escumadeira, com delicadeza.
Sirva com pão ou torradas e tempere com sal, pimenta do reino moída e azeite de oliva.
No meu caso, tinha pão de alho em casa, fatiei e coloquei uns minutinhos no forno. Hummm, ficou divino!


Nenhum comentário:

Postar um comentário