domingo, 22 de julho de 2012

Refogadinho de carne moída

Esta é para a série de receitas simples e deliciosas. Boa para os momentos que queremos aquela comidinha caseira. E o meu intuito é esse, ensinar a vocês todos como fazê-la.

Refogadinho de carne moída



400g de carne de patinho moída
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de extrato de tomate
10 azeitonas verdes sem caroço fatiadas
cheiro verde picadinho a gosto
orégano seco a gosto
páprica a gosto
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
azeite de oliva

Em uma panela média, aqueça o azeite e frite nele a carne moída em fogo alto até ficar bem douradinha. Adicione o alho e a cebola e deixe refogar bem. Acrescente o extrato de tomate e as azeitonas e deixe apurar em fogo baixo. Neste momento tempere com orégano, páprica, pimenta do reino e ajuste o sal. Após apurar por 15 minutos, adicione o cheiro verde, misture bem, retire do fogo e sirva!



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Receita passo a passo: risoto de camarão, pancetta e alho poró

Faz tempo que tenho vontade de postar aqui uma receitinha passo a passo para vocês. O risoto é um prato que muitos tem vontade de aprender tanto para o dia a dia, quanto para dias especiais. E é também uma das receitas que faço melhor, adoro criar combinações. Fiz esse para minha tia e primas que vieram me visitar esse final de semana e ficou uma delícia! Aproveitei para tirar as fotos para que todos os meus amigos visitantes possam a partir de hoje fazer também um risoto delicioso!

Risoto de camarão, pancetta e alho poró




400g de camarões médios limpos
200g de pancetta cortada em cubos grandes
1 alho poró pequeno fatiado fino
300g de arroz para risoto (tipo arbóreo)
1 cebola pequena picadinha
salsa e cebolinha picadinhas a gosto
1 litro de caldo de galinha
1 taça de vermute branco seco
suco de meio limão siciliano
50g de manteiga sem sal em cubinhos
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
azeite de oliva

Etapa 1: em uma panela ampla e rasa, coloque um fio de azeite em fogo alto e frite a pancettta. Nesse momento ponha o caldo de galinha para esquentar.



Etapa 2: acrescente a cebola e refogue por alguns minutos. Junte o alho poró e deixe os dois refogarem bem.


Etapa 3: adicione o arroz e frite por dois minutos.


Etapa 4: acrescente o vermute, ainda em fogo alto, e deixe evaporar. Você perceberá que o arroz ficará transparente ao final desse processo.


Etapa 5: vá adicionando uma concha de caldo quente de cada vez à panela, sempre mexendo bem, em fogo baixo. Quando uma concha estiver secando, acrescente a próxima. Você verá que nesse processo o arroz começará a soltar um creme conforme o cozimento (não tenha pressa!).


Etapa 6: quando perceber que o arroz está começando a ficar al dente (sabe quando já tem uma carinha de cozido, mas ao morder ainda está cru?), acrescente o camarão (que cozinha rápido). Nesa etapa acerte o sal e a pimenta do reino.



Etapa 7: em poucos minutos perceberá que o arroz finalizará o cozimento (eu acho que o risoto perfeito tem que ser al dente, agora sim, ainda com um aspeco levemente durinho no meio do grão, porém com gosto de cozido) e o camarão ficará cozido porém tenro (ao cozinhar demais ficar com consistência de borracha). Adicone e salsa e a cebolinha e misture com cuidado.

.
Etapa 8: desligue o fogo, adicione a manteiga e o suco do limão sobre o risoto e tampe a panela por 5 minutos.


Etapa 9: abra a panela, misture levemente e sirva imediatamente!




segunda-feira, 9 de julho de 2012

Campeã: torta de carne seca, requeijão cremoso, manteiga de garrafa e pimenta de cheiro

    Eu produzi essa torta no ano passado, na época de festa junina, para participar de um concurso de culinária de uma empresa de uma amiga minha. Como resultado: o primeiro lugar!!! O segredo é simplicidade utilizando ingredientes típicos de boa qualidade e a alma brasileira! Tem coisa melhor?

Torta de carne seca, requeijão cremoso, manteiga de garrafa e pimenta de cheiro


Foto: Bruna Tadini

Para a massa:

400g de farinha de trigo
200g de manteiga
sal a gosto
4 colheres das de sopa de água gelada
1 gema batida para a decoração
Peneire a farinha e adicione o sal. Acrescente a manteiga em cubinhos e incorpore à mistura de farinha e sal. Adicione a água gelada e misture até ficar uniforme. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.

Para o recheio:
500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
2 cebolas grandes fatiadas em rodelas finas
100g de manteiga de garrafa
azeite de oliva
cheiro verde fresco picado a gosto
coentro fresco picado a gosto
pimenta de cheiro picadinha a gosto (coloquei 4 bolinhas para moderadamente apimentado)
sal a gosto
400g de requeijão cremoso

Em uma panela grande e funda, derreta a manteiga de garrafa com um fio de azeite de oliva. Adicione a cebola e deixe fritar bem, até ficar dourada e murchinha. Acrescente a carne seca pré preparada e deixe refogar. Ao final acerte o sal e tempere com cheiro verde, coentro e pimenta de cheiro. Misture bem e leve à geladeira para esfriar.

Forre uma forma refratária com um terço da massa, faça furos com um garfo e leve ao forno pré aquecido (200oC) até ficar levemente dourada. Retire do forno e despeje metade do recheio, o requeijão cremoso e a outra metade do recheio. Da massa que sobrou use o necessário para cobrir a torta e depois decore a gosto. Pincele com a gema de ovo batida e leve novamente ao forno até ficar bem dourada. Aí é só saborear e descobrir porque essa torta é campeã!!!


Foto: Bruna Tadini