sábado, 9 de maio de 2015

Bolo de chocolate da Giu Giu (o melhor bolo de chocolate do mundo)

Esse sim é para mim o melhor bolo de chocolate do mundo, receita criada pelo meu pai e aperfeiçoada pela minha irmã. Vários detalhes são importantes para sua execução e todas as dicas estão dadas, aproveitem!


Bolo de chocolate da Giu Giu




100g de manteiga sem sal
250g de açúcar
3 ovos médios, de preferência caipiras
200g de farinha de trigo
150g de leite
40g de chocolate sem açúcar em pó
6g de fermento em pó

Bater a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar até formar um creme. Acrescentar os ovos, um por um, sempre mexendo. À parte, misturar a farinha com o fermento, e adicionar essa mistura peneirada à massa. Adicionar o leite aos poucos e bater bem, e na sequência o chocolate, também batendo bem até ficar bem homogêneo. Untar uma forma média, de preferência redonda com um pouquinho de manteiga, espalhando por toda a sua extensão e polvilhar com chocolate em pó. Essa é uma dica bem legal, pois usualmente usamos a farinha de trigo. Colocar para assar em forno alto (240oc) por 15 minutos e depois mais 30 minutos à 180oC. Sempre fazer o teste do palitinho antes de retirar (enfie um palito de dente no bolo e o mesmo tem que sair sequinho).

Para a cobertura:

1 lata de creme de leite dessorado
200g de chocolate meio amargo em barra

Pique o chocolate e reserve. Em uma panela pequena, aqueça o creme de leite em fogo baixo mexendo constantemente, e sem deixar ferver, acrescente o chocolate e misture bem até derreter e ficar homogêneo (esse processo também pode ser feito no micro-ondas).

Após o bolo esfriar (dica: ao tirar do forno, cubra com um pano de prato enquanto esfria, assim o vapor fará com que fique soltinho da forma), despeje a calda sobre o bolo e decore de acordo com sua preferência.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário