sábado, 31 de dezembro de 2011

Versátil: panquecas recheadas com carne moída e cogumelos a bolonhesa

Adoro fazer panquecas, além de ser uma comida daquelas que fazemos quando queremos comer algo reconfortante, após um dia cansativo ou naquele domingo chuvoso, é uma massa muito versátil que pode receber vários recheios, molhos, ser doce ou salgada e até ser gratinada!

Panquecas recheadas com carne moída e cogumelos a bolonhesa

Para a massa: 2 ovos, 2 gemas, 2 colheres das de sopa de manteiga amolecida, 1 colher das de sopa de conhaque, 1 e 1/2 xícara de leite integral, 1 xícara de farinha de trigo e 1/2 colher das de chá de sal.

Bata no liquidificador os ovos, as gemas, a manteiga, o conhaque, o leite, a farinha e o sal. Leve a geladeira por cerca de 15 minutos. Aqueça uma frigideira e pincele-a com manteiga. Coloque uma colher das de sopa da massa e espalhe bem virando a frigideira. Deixe dourar dos dois lados. Retire a panqueca e faça a próxima, até terminar a massa e reserve.

Para o recheio: 400 gramas de carne moída, 4 tomates italianos sem sementes e sem pele, 1 cenoura pequena em cubinhos, 200 gramas de cogumelos portobellos picados, 1 xícara de polpa de tomate, 1 cebola pequena picadinha, 3 dentes de alho amassados, salsinha picada a gosto, sal, pimenta do reino e azeite de oliva.

Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Adicione a carne e deixe fritar bem. Acrescente os cogumelos, a cenoura e os tomates e refogue. Em seguida, adicione a polpa de tomate e cozinhe em fogo baixo até os tomates e a cenoura praticamente se desfazerem. Tempere com a salsinha e acerte o tempero com sal e pimenta do reino. Leve a geladeira até esfriar.

Monte as panquecas dispondo o recheio em uma de suas extremidades e enrole-as. Neste dia fiz uma receita simples para o dia-a-dia, acompanhado-as apenas com arroz sete grãos.


Foto: Bruna Tadini

domingo, 18 de dezembro de 2011

Churras na varanda!!!

Precisava elaborar uma festa e um cardápio para fazer o Open House depois que minha amiga Camila veio dividir o apartamento comigo. Quebrei a cabeça pensando, até que tive uma grande idéia, mas não sabia se daria certo. Pensei em churrasco, isso mesmo em um churrasco! Nada mais tradicional e animado, não? Mas um detalhe, moramos em uma apartamento sem espaço gourmet! Então pensei, vou fazer minha versão dos mais brasileiros dos churrascos, o na laje! Mas aqui será churrasco na varanda! E para ser mais prático e melhor adaptável ao pequeno espaço, nada melhor que espetinhos! Assim, montamos uma churrasqueira portátil na varanda e cada um assou seu esptinho na hora que quis. E para isso, coloquei em prática minha craitividade! Deu tão certo e fez tanto sucesso, que teve até repeteco a pedidos!!!



 Foto: Bruna Tadini



 Foto: Bruna Tadini



Foto: Bruna Tadini

Tomatinho cereja, manjericão e muçarela de búfala

- Monte os espetinhos, cada um com dois tomatinhos, duas folhas de manjericão (escolha um maço com folhas grandes) e duas bolinhas de muçarela. Alterne um tomate, uma folha de manjericão dobrada e uma bolinha de queijo por duas vezes. Regue com azeite de oliva e deixe um saleiro a disposição para os convidados temperarem a gosto da hora de servir. Coma frio!



Foto: Bruna Tadini

Queijo coalho com chilli e melaço de cana

- Podemos utilizar um pedaço inteiro de queijo coalho comprado em mercado, ou comprar espetos prontos e dividir em dois, para ficar mais delicado. Lave uma pimenta chilli, retire as sementes e pique bem miúdo. Espalhe sobre o queijo. Na mesa, deixe um potinho com melaço de cana para jogar sobre o queijo após assado. Fica divino!!! Incentive seus convidados a experimentar, mesmo aqueles que façam cara feio no início, no final você vai ver todo mundo lambendo os dedos!!!



Foto: Bruna Tadini



Foto: Bruna Tadini

Legumes

- Corte uma abobrinha italiana pequena em rodelas e depois na metade e meia beringela em cubos grandes, e junto com cogumelos portobelos pequenos leve ao microondas por 1 minuto. Prepare também um pimentão vermelho sem as sementes e a parte branca em pedaços médios e uma cebola roxa em pedaços médios. Monte os espetinhos alternando-os de acordo com seu gosto. Regue com azeite de oliva e tempere com sal. Grelhe na churrasqueira!



Foto: Bruna Tadini


Foto: Bruna Tadini

Drumete e asinha de frango

- Tempere as drumetes (coxinha da asa) e as asinhas com azeite de oliva, alho picado, sal, pimenta do reino, páprica, mostarda amarela, alecrim fresco e mel. Monte os espetinhos com duas ou três unidades cada.




Foto: Bruna Tadini


Carne

- Os espetinhos podem ser feitos com a tradicional picanha, mas eu gosto muito de outros cortes com miolo de contra filé, alcatra, fraldinha e filé mignon. Eu fiz uma das vezes com fraldinha e outro com cordão de filé mignon.
Metade da carne tu temperei apenas com sal (gosto de sal fino mesmo, mas o sal grosso tradicional também é bem vindo) e outra metade com sal, pimenta do reino, alho picado e mostarda de dijon em grãos.
Montei cada espetinho com cinco cubinhos de carne.


Foto: Bruna Tadini

Camarão com manjericão ou hortelã e alho

- Compre camarões grandes, podem ser de qualquer variedade: cinza, sete barbas, rosa (os melhores, mas mais caros também). Limpe ou peça para limpar abrindo pelas costas. Tempere com sal, pimenta do reino e suco de limão siciliano.
Monte os espetinhos alternando camarão, dente de alho inteiro e folhas de hortelã ou manjericão dobradas.


Foto: Bruna Tadini

Coração de galinha

- Tempere os coração de galinha com sal, suco de limão siciliano e alecrim fresco. Monte os espetinhos e não esqueça que estes tem que ficar bastante na churrasqueira, até ficarem bem crocantes!



Foto: Bruna Tadini

Abacaxi com açúcar e canela

- Corte o abacaxi em cubinhos, monte os espetinhos e cubra-os com açúcar e canela da índia em pó. Leve à churrasqueira!



Foto: Bruna Tadini



Um prato delicioso para encerrar o dia: oricchiette com panceta, ervilhas e parmesão

Elaborei esse prato após um longo dia de trabalho, uma deliciosa refeição para na sequência uma bela noite de sono.

Orecchiette com panceta, ervilhas e parmesão

1/2 pacote de orecchiette
150g de ervilhas frescas
300g de panceta suína cortada em cubos
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sopa de manteiga
500ml de leite integral
300g de parmesão ralado
sal
noz moscada
azeite de oliva

Em uma panela aqueça a manteiga com um fio de azeite até derreter. Adicione a farinha de trigo, mexendo bem até dourar. Acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo em fogo baixo até engrossar. Reserve.
Em uma frigideira frite bem (bem mesmo) a panceta em um fio de azeite. Acrescente ao molho branco, com as ervilhas e o parmesão. Espere o parmesão derreter em fogo baixo, acerte o sal e tempere com noz moscada ralada na hora.
Sirva quente sobre o orecchiette cozido!



Foto: Bruna Tadini

Pra voltar em grande estilo: chuleta com macarrão de ovos, brócolis e cogumelos

Andei sumida por 2 meses...Porém da cozinha fiquei afastada somente por um mês, devido à uma fratura no pé, mas já estou quase 100% recuperada! Porém o outro mês foi bem produtivo, então tenho boas receitas colecionadas para postar!

E para (re) começar em grande estilo:

Chuleta com macarrão de ovos, brócolis e cogumelos

2 chuletas
1/2 pacote de macarrão de ovos
1 maço de brócolis italiano, sem as folhas e os talos maiores
300g de cogumelos portobelo pequenos
1/2 cebola em rodelas finas
3 dentes de alho amassados
2 colheres das de sopa de manteiga
2 colheres das de sopa de molho de soja
sal
pimenta do reino
azeite de oliva

Tempere as chuletas com sal e pimenta do reino a gosto, besunte com um fio de azeite de oliva e reserve.
Em uma frigideira ampla, refogue o alho e a cebola com a manteiga e um fio de azeite de oliva. Adicione os cogumelos e deixe fritar levemente, mas deixando-os ainda tenros. Adicione o brócolis e o molho de soja e deixe refogar até ficar macio, mas também ainda tenro. Acerte o tempero com o sal.
Em uma panela grande com água fervente e uma pitada de sal (não gosto de colocar azeita na água) cozinhe o macarrão com ovos até ficar al dente. Cuidado, o macarrão de ovos facilmente passa do ponto! O cozimento é bem rápido, praticamente um "susto".
Ao mesmo tempo, frite a chuleta em uma frigideira com azeite bem quente em fogo alto, até formar uma casquinha dourada de ambos os lados.
Sirva a chuleta e o macarrão cobertos com o molho de cogumelo e brócolis!

Foto: Bruna Tadini

domingo, 2 de outubro de 2011

Pizza

É uma delícia fazer pizza em casa, e não precisa ter forno a lenha. Eu faço no tradicional mesmo na micro cozinha do meu apartamento!
Acho um momento único preparar a massa e montar os recheios. Sou um pouco chata pois sou fiel as tradicionais, mas fiquem a vontade. Já propus aos amigos uma noite para cada uma montar a sua e no final elegermos a melhor, nesse caso acho que vale a criatividade!

Massa

1kg de farinha de trigo - tem duas formas que gosto de fazer: 800g de faringa de trigo + 200g de semolina ou 800g de farinha de trigo + 200g de farinha de trigo integral
650ml de água
1colher das de café de sal
1 colher das de chá de açúcar
15g de fermento seco (se gostar mais fofinha pode ser fermento biológico)
4 colheres das de sopa de azeite de oliva

Em um recipiente misture a farinha e o sal. A parte, misture a água morna, o fermento, o azeite e o açúcar e acrescente à farinha com sal. Amasse até virar uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar em um ambiente seco por uma hora, até dobrar de tamanho.

Pronto, aí é só abrir formando os discos. Na minha opinião, uma massa mais grossa com pelo menos 1 cm de altura é o ideal. Rechear como de preferência, regar com azeite de oliva e assar em forno pré aquecido em fogo máximo até dourar.

Recheio: molho de tomate (eu prefiro fazer com tomate fresco, um molho ao sugo caseiro), queijo parmesão ralado, tomates cereja, filés de anchova, azeitonas pretas e manjericão.



 Foto: Bruna Tadini

Recheio: molho de tomate, queijo mussarela, rodelas de tomate, azeitonas pretas e manjericão.


 Foto: Bruna Tadini

Muito queijo!!! Orichiette

É tão difícil escolher o que mais gosto...Mas com certeza os queijos estão na disputa! Ainda mais com massa...Essa eu criei em um dia de chuva, para comer tomando um bom vinho e não fazer mais nada! Para tal, escolhi o orecchiette, as orelhinhas do sul da Itália!!!

Orecchiette com molho de queijo

200g de queijo fundido em cubos
200g de queijo estepe em cubos
200g de queijo cremoso sabor cheddar
200ml de creme de leite duplo
100ml de leite integral
1colher das de sopa de manteiga sem sal
1 colher das de sopa de farinha de trigo
azeite de oliva
sal
noz moscada

Em uma panela derreta a manteiga com um fio de azeite. Acrescente a farinha até formar um roux (dourado). Abaixe o fogo e acrescente o leite, mexendo até formar um creme, sem ferver. Acrescente o creme de leite e os queijos, até derreterer (gosto que fiquem uns pedacinhos). Tempere com sal e noz moscada moída na hora.
À parte, cozinha o orecchiette al dente. Escorra e jogue o molho por cima, incorporando a massa! Para servir, queijo parmesão ralado!

Foto: Bruna Tadini

Depois dos assados, os crus: rosbife

Rosbife

Eu amo alimentos crus ou quase crus, principalmente peixes e carne bovina. Para mim é a melhor forma de sentir o sabor desses ingredientes. O rosbife é uma deliciosa forma de apreciar a carne bovina praticamente crua, pois pode ser acompanhada de vários contornos e molhos.

O rosbife pode ser feito com cordão de filé mignon ou lagarto, como o que fiz.

1 peça de lagarto
sal
pimenta do reino
azeite de oliva

Tempere a peça com o sal e a pimenta a gosto, e bezunte-o com azeite. Amarre a peça com fios de barbante para culinária na forma de um cilindro.

Foto: Bruna Tadini

Em uma frigideira ampla, com azeite de oliva em pouca quantidade, acrescente 2 dentes de alho inteiros e 1 folha de louro. Ligue o fogo alto e quando estiver quente coloque o lagarto e deixe fritar bem de todos os lados. Retire e reserve na geladeira.

Para servir desta vez montei uma salada com rúcula, radichio, endívia, tomates cereja e mussarela de búfala, temperada com molho de mostarda e mel:

50ml de azeite de oliva
1 colher das de chá de aceto balsâmico
1 pitada de sal
1 colher das de sobremesa de mostarda de dijon com mel

Para acompanhar o rosbife, a própria mostarda de dijon (tradicional, em grãos ou com mel).

Foto: Bruna Tadini

Assados: frango assado crocante com batatas e legumes

Frango assado crocante com batatas e legumes

1 peito de frango inteiro e com pele

Temperei com azeite de oliva, sal, pimenta do reino, 1 pimenta chilli picadinha, páprica em pó, alho picado, mostarda e mel - coloquei dentro de um saquinho para congelar, o que é bem melhor do que deixar marinando em uma bandeja ou recipiente, pois o frango inteiro fica mergulhado no tempero, e deixei marinar por pelo menos 24h. Na hora de temperar, descole com os dedos a pele, com cuidado para não rasgar e passe os temperos entre ela e a carne, faça furos com um garfo de churrasco no frango para os temperos penetrarem bem também.

4 batatas cortadas em cubos médios com a pele, levemente pré cozidas em água fervente
3 tomates cortados em quatro
2 cebolas grandes cortadas em oito
1 cabeça de alho, separar os dentes de alho, mas deixá-los com casca (só descascar no prato na hora de comer)
2 abobrinhas italizanas cortadas em fatias
azeite de oliva
sal
pimenta

Coloque o frango e as batatas em um refratário regados com bastante azeite em forno alto. Não tenha medo, o frango deve assar bastante e ficar bem dourado e crocante. Quando estiverem mais ou menos na metade do processo, acrescente o restante dos ingredientes temperados com sal, pimenta e azeite. Acrescente sobre os legumes ervas finas secas (alecrim, tomilho, salsa, cebolinha).
Retire quando tudo estiver bem assado e dourado!

 Foto: Bruna Tadini

 
Foto: Bruna Tadini

Mais sopa: sopa de polenta

Sopa de polenta

Essa eu fiz para um domingo à noite, para embalar um bom sono e começar a semana bem...

1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
100g de bacon picado
1 linguiça portuguesa ou paio, cortada em fatias e depois ao meio
500ml de caldo de galinha
250g de polenta
1/2 maço de couve fatiado (eu gosto de fatias grossas, mas faça como preferir)
azeite de oliva
sal
pimenta do reino

Em uma panela grande refogue no azeite o bacon e a linguiça, na sequência, o alho e a cebola. Em um recipiente, dissolva a polenta no caldo de galinha quente. Acrescente ao refogado e mexa constantemente até ferver, abaixe o fogo e contiue cozinhando até atingir uma consistência cremosa (adicione mais água ou polenta até atingir a consistência ideal se necessário). Acrescente a couve até cozinhar e acerte a pimenta e o sal. Sirva imediatamente com mais azeite e pão italiano!

 Foto: Bruna Tadini

domingo, 4 de setembro de 2011

A versão ragu com carne moída...

Foto: Bruna Tadini

Almoço de domingo: tagliatelle com molho ragu e bife a milanesa (cozinhando com o papai)

Mais uma vez cozinhando com o papai...


Massa do tagliatelle


500 gramas de farinha de sêmola grano duro
4 ovos


Misture a farinha e os ovos, e sove até ficar homogênea.

Foto: Bruna Tadini

Abra a massa aos poucos com um rolo de macarrão (você pode usar a máquina se tiver), até obter 2 mm de espessura.

Foto: Bruna Tadini

Com uma faca lisa e afiada, corte a massa em tiras de 1cm de espessura e reserve.

 Foto: Bruna Tadini

Foto: Bruna Tadini



Molho ragu



200 gramas de carne cozida e desfiada ou carne moída refogada (miolo de acém, carne de rabo ou javali selvagem)
2 tomates com pele e sementes picados grosseiramente
1 cenoura picada
1/2 pimentão vermelho picado
1 talo de salsão picado
50 gramas de bacon picado
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
200ml de caldo de carne
100ml de passata de tomate
salsa picada
coentro picado
noz moscada
orégano
sementes de erva doce
azeite de oliva
sal
pimenta do reino



Em uma frigideira grande faça um sofrito de cebola, alho, cenoura, pimentão, salsão e bacon no azeite. Acrescente os tomates e a erva doce. Após bem refogados, adicione a carne, a passata e o caldo aos poucos, até reduzir. Durante o processo acrescente a noz moscada, o orégano, a pimenta do reino e o sal. Por fim, a salsa e o coentro. Reserve.



 Foto: Bruna Tadini

Foto: Bruna Tadini

Bife a milanesa

4 bifes de contra filé
2 ovos
farinha de rosca
sal
pimenta do reino
1 dente de alho amassado

Tempere os bifes com alho, sal e pimenta. Bata os ovos. Passe os bifes nos ovos e depois na farinha de rosca. Frite-os em uma frigideira grande com óleo e dentes de alho.

Foto: Bruna Tadini

Em uma panela grande ferva água. Cozinhe o macarrão por poucos minutos, deixando-o al dente. Escorra a massa e mergulhe-a no molho. Sirva com o bife. DIVINO!

Foto: Bruna Tadini



Tarde de sábado: risoto de queijo meia cura e alho poró com farofa crocante de pão e alho

Eu e meu amigo Luís Fernando bolamos essa receita...Fomos ao supermercado comprar os ingredientes, preparamos juntos na casa dele ao som de música boa e conversa com os amigos, e por fim, degustamos acompanhada de um bom prosecco!

Risoto de queijo meia cura e alho poró com farofa crocante de pão e alho.
1 receita básica de risoto do Jamie (caldo de galinha) – postada anteriormente
300 gramas de queijo meia cura cortado em cubos
1 talo de alho poró  fatiado
Adicione o alho poró no refogado com a cebola e o alho. Quando o arroz estiver quase no ponto, adicone ¾ do queijo e misture. Em uma frigideira frite o restante do queijo e adicione ao risoto pronto com o suco do limão, a manteiga e o queijo parmesão.  Sirva com a farofa também postada anteriormente.
Foto: Bruna Tadini


Sarapatel do papai (cozinhando com o papai)

Bucho, orelha, pé, focinho e língua de porco, moela de galinha e o que mais gostar de miúdos (total de 1 kilo)
50 gramas de bacon picado
2 cenouras picadas
1 talo de salsão picado
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
folhas de louro
2 tomates sem as sementes picados
1 pimenta chili sem as sementes picada                 
1 taça de dry vermute ou sidra verdadeira
salsa e coentro picados
cominho em grão
azeite de oliva
sal
pimenta do reino
                  
Dessalgue os miúdos.  Cozinhe com as folhas de louro, retirando ainda firmes. Dispense a água e reserve.
Pique-os em pedaços, do tamanho de meio polegar.
Em uma frigideira grande preparar um sofrito de: cebola, cenoura, alho, salsão, pimenta chili e bacon no azeite.
Adicione os miúdos ao sofrito, o tomate picado e a taça de dry ou sidra.  Acrescente água aos poucos
até os miúdos ficarem cozidos e macios.
Por fim, acrescente a salsa, o coentro, o cominho e a pimenta do reino. Acerte o sal a gosto, mexa e pronto!!!

 
Foto: Bruna Tadini

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jantar de sábado: alcachofras, sopa de queijo e trufas de chocolate

Mais uma vez um jantarzinho para acompanhar o encontro com amigos queridos...Esse cardápio embalou deliciosos momentos de psicologia entre amigos e combinou muito bem com uma noite fria regada a muito vinho...

Alcachofras com molho bluecheese

6 alcachofras (escolha as menores e com as folhas firmes)
4 tomates sem sementes picados
2 cebolas grandes picadas
azeite de oliva
sal a gosto

Em uma panela grande (ou divida em duas) disponha as alcachofras, a cebola e o tomate, e cubra com água. Acrescente azeite de oliva e sal a gosto. Deixe ferver e cozinhar até que as folhas se despreendam facilmente.
Para o molho bluecheese, derreta 50g de manteiga em uma panela e junte 50g de farinha de trigo, dourando até ficar uniforme e dourado. Adicione 1 litro de caldo de frango e, em seguida 500ml de creme de leite, mexendo sempre. Junte 1/2 xícara de vinho branco e deixe ferver. Cozinhe em fogo brando por 15 minutos e adicione 200g de roquefort picado. Misture bem até ficar bem liso, mas ainda com alguns pedacinhos de queijo.
Para servir, coloque a alcachofra em um prato com uma pequena quantidade de cebola e tomate, regue com azeite e vá removendo as folhas uma a uma, passando-as no molho. Repita essa deliciosa ação até chegar ao miolo e o saboreie também com o molho! Enquanto realizar esse ritual bata um bom papo com os amigos!!!

Foto: Bruna Tadini

Sopa de queijo

1 colher das sopa de manteiga
2 colheres das sopa de cebola ralada
1 talo de alho poró fatiado fininho
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
2 xicarás das de chá de leite
2 gemas
1 litro de caldo de galinha
 pimenta do reino,
sal
250g de queijo parmesão ralado

Refogue a cebola e o alho poró na manteiga. Adicione a farinha dissolvida no leite e as gemas ligeiramente batidas. Banhe tudo com o caldo de galinha, e cozinhe, mexendo sempre, até obter uma textura cremosa. Retire do fogo, adicone a pimenta, acerte o sal e 150g de queijo ralado. Na hora de servir polvilhe mais queijo!
Essa receita (essa é da mamãe) fica uma delícia também dentro do pão italiano, servida então na frente de uma lareira....
Ps.: para 6 pessoas dobre a receita.

Foto: Bruna Tadini


Trufas de chocolate

300ml de creme de leite (duplo)
300g de chocolate de boa qualidade (70% cacau)
1 colher das de sopa de manteiga
2 colheres das de sopa de brandy
1 pitada de sal

Coloque em uma panela o creme de leite e deixe esquentar sem ferver. Adicione a manteiga. Após derreter adicione o chocolate e o brandy misturando até ficar homogêneo. Retire do fogo, adicione o sal e leve ao freezer por 2 horas. Retire 30 minutos antes de moldar. Após moldadas, passe em cacau em pó. Fica uma delícia também passar em uma mistura de castanhas moídas!

Foto: Bruna Tadini




domingo, 14 de agosto de 2011

Rabada com angu (cozinhando com o papai)

Esse prato para mim é uma dos mais divinos que existe! Feito por mim e pelo papai...

Rabada com angu

1kg de pedaços de rabo de boi médios e grandes
sal
pimenta do reino
folhas de louro
1 cebola grande picada
4 dentes de alho amassados
4 cenouras médias picadas
2 pimentões vermelhos picados
3 talos de salsão picados
4 tomates grandes sem sementes picados
500ml de passata de tomate
salsa picada
coentro picado
azeite de oliva
2 chillis sem sementes picados
noz moscada
Tempere os pedaços de rabo com sal e pimenta. Coloque em uma panela de pressão com dois dedos de água acima deles e as folhas de louro. Deixe cozinhar, porém retire quando a carne estiver macia, porém ainda firme. Reserve com a água e, depois de esfriar, retire a gordura sobrenadante.
Refogue em uma panela grande, no azeite, o alho, a cebola, o salsão, a cenoura e o pimentão. Acrescente o tomate picado e depois de refogado, a passata. Adicione os pedaços de rabo e cozinhe lentamente até ficarem macios.
Ao final tempere com a salsa, o coentro, o chilli e a noz moscada, acerte também o sal.
Foto: Bruna Tadini
Para o angu, utilize 500g de polenta italiana (pré-cozida). Em uma panela, frite dois dentes de alho amassados em azeite. Adicione 1,5L de água, dissolva a polenta em mais um pouco de água fria até formar uma papa e adicone ao restante da água quente. Mexa sempre, cozinhando lentamente até engrossar. O angu é uma polenta bem molinha, se precisar adicione mais água. Ajuste o sal.
Se gostar pode adicionar manteiga e/ou queijo ralado. Também pode utilizar caldo de legumes ou carne, ao invés de água pura.
Foto: Bruna Tadini
Para servir, rúcula ou agrião acompanha muito bem, além de queijo parmesão ralado!!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jantar de sábado: cogumelos recheados, lasanha de abobrinha e crumble de maçã

Mais uma vez uma reuniãozinha com os amigos...

Cogumelos recheados com ricota (Jamie Oliver)

100g de ricota de boa qualidade
raspas de um limão siciliano
1 chile fresco picado (sem as sementes)
2 colheres das de sopa de orégano fresco picado
queijo parmesão ralado
200g de cogumelos portobello pequenos bem limpos
azeite de oliva
sal
pimenta do reino
Pré-aqueça o forno a 220oC. Coloque a ricota em uma tigela com as raspas de limão, o chili, o sal e a pimenta. Misture bem e adicione o orégano e o parmesão.
Delicadamente remova os caules dos cogumelos (guarde para um molhe de macarrão por exemplo, como eu fiz!). Besunte as capas no azeite com sal e pimenta. Vire-os de cabeça para baixo em um refratário e disponha uma pequena quantidade da mistura de ricota em cada um. Salpique parmesão em cima e leve ao forno por 15 minutos, até dourar.

Foto: Bruna Tadini


Lasanha de abobrinha, queijo e carbonara

Carbonara é um molho classico feito com creme de leite, bacon e queijo parmesão. Tente utilizar os melhores ingredientes, é divino!

6 abobrinhas italianas frescas cortadas em fatias finas no seu eixo mais longo.
4 ovos
100 ml de creme de leite duplo
300g de queijo parmesão ralado
12 fatias de panceta ou bacon defumado de excelente qualidade
azeite de oliva
sal
pimenta do reino
muçarela de búfala
500g de massa de lasanha (o ideal é utilizar massa fresca ou uma marca de boa qualidade)

Besunte as abobrinhas em azeite, sal e pimenta. Grelhe-as de ambos os lados e reserve.
Em uma tigela, bata os ovos, o creme e o queijo parmesão e reserve.
Frite a panceta ou o bacon cortados em cubinhos com uma boa quantidade de azeite até ficarem marrom escuros e crocantes!!! Adicione ao creme, misture e acerte o sal e a pimenta.
Para montar a lasanha, disponha em camadas em um refratário a massa, as abobrinhas e o molho. Finalize com uma camada de massa, um pouco do molho, fatias de muçarela e queijo parmesão.
Leve ao forno até gratinar.

Foto: Bruna Tadini


Crumble de maçã

35g flocos de aveia
35g de farinha de trigo integral
20g de açúcar mascavo
35g de manteiga (gelada)
4 maçãs sem casca cortadas em cubos (gosto da fuji nacional)
2 colheres das de sopa de água
2 colheres das de sopa de açúcar refinado
1 colher das de sobremesa de canela em pó
sorvete de vanilla

Para o crumble, misture os 4 primeiros ingredientes até incorporar a manteiga e reserve. Em uma panela, coloque as maçãs, a água, a canela e o açúcar refinado e cozinhe um fogo baixo até formar uma calda. Sirva quente com o crumble e o sorvete.

Foto: Bruna Tadini


domingo, 7 de agosto de 2011

Caldo verde

Caldo verde

1 kilo de batatas descascadas
200 gramas de linguiça portuguesa
1 maço de couve cortado em fatias grossas
1 litro de caldo de carne
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola ralada
azeite de oliva
manteiga de boa qualidade sem sal
sal
pimenta do reino

Acho caldo verde uma delícia para os dias de frio, além de ser uma receita que aprendi com minha mãe, filha de portugueses. É fácil de fazer!
Corte as batatas em cubos e cozinhe em água e sal, até desmanchar. Escorra e amasse as batatas, se gostar bem lisinho, utilize um amassador, se gostar de pedacinhos, utilize um garfo (foi como fiz). Reserve.
Em uma panela funda, frite a linguiça portuguesa cortadas em cubos no azeite de oliva. Adicione o alho e a cebola e refogue. Coloque uma colher das de sopa da manteiga e deixe derreter, refogando tudo mais um pouco. Em seguida, adicione a batata e o litro de caldo de carne. Ajuste o tempero com sal e pimenta a gosto. Deixe apurar cozinhando em fogo baixo.
Quando quase pronto, adicione a couve (que se for sua preferência pode ser fatiada fininha também) e deixe-a cozinhar. Na hora de servir, despeje por cima do prato um fio de azeite!

Foto: Bruna Tadini

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Frango assado com creme de milho

Essa é uma boa pedida para aqueles momentos em que temos vontade de comer algo simples...

Frango assado

1 kilo de sobrecoxa de frango (com ou sem pele) desossada
200 ml de massa de tomate
4 dentes de alho amassados
orégano seco a gosto
alecrim fresco a gosto
páprica a gosto
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
azeite de oliva suficiente para bezuntar os frangos

Coloque o frango e todos os outros ingredientes em uma forma ou refratário e misture bem, esfregando-os ao frango. Cubra com papel alumínio e asse me forno médio por 30 minutos. Retire o papel e asse até dourar!

Creme de milho

1 lata de milho em conserva
300 ml de leite integral
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado
salsa e cebolinha desidratadas
sal
pimenta do reino
azeite de oliva

Bata meia lata de milho no liquidificador com 2 colheres das de sopa de água e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga e um fio de azeite. Após derreter a manteiga, refogue o alho. Adicione a farinha e o leite aos poucos sempre mexendo, em fogo baixo. Adicione o milho batido e os inteiros (a outra metade da lata). Tempere com as ervas, o sal e a pimenta. Retire do fogo após engrossar, sem deixar ferver!!!


Fonte: Bruna Tadini

Servir com arroz branco!

domingo, 10 de julho de 2011

Creme de espinafre

Esse é o meu jeito de fazer creme de espinafre...

Creme de espinafre

1 maço de espinafre
2 dentes de alho amassados
1/2 litro de leite integral
1 colher das de sobremesa de farinha de trigo
1 colher das de sopa de manteiga
noz moscada
sal
pimenta do reino
azeite de oliva

Em uma frigideira alta, coloque a manteiga e um fio de azeite. Após a manteiga derreter, adicione o alho e deixe refogar. Misture a farinha de trigo e adicione o leite aos poucos sempre mexendo, para não empelotar. Cozinhe sempre mexendo em foco baixo até engrossar. À parte, refogue as folhas do espinafre cortadas grosseiramente, em azeite. Adicione ao molho branco.

Foto: Bruna Tadini

Salmão grelhado com crosta de gergelim preto (cozinhando com o papai)

Salmão grelhado com crosta de gergelim preto

2 postas de salmão
gergelim preto
sal
pimenta do reino
vinagre de cidra
manteiga de boa qualidade sem sal
alcaparras

Tempere as postas de salmão com sal, pimenta do reino e um fio de vinagre. Disponha o gergelim em um recipiente raso e empane um dos lados do salmão.
Grelhe as postas em uma chapa quente em fogo bem alto com um fio de azeite, deixando mal passado por dentro (menos de 1/3 da espessura), formando uma crosta por fora.
À parte derreta e manteiga e adicione as alcaparras. Despeje sobre o salmão na hora de servir.


Foto: Bruna Tadini

Foto: Bruna Tadini