domingo, 8 de abril de 2012

O vinagrete perfeito!

Pode parecer algo tão simples, um vinagrete. Mas para mim as receitas simples são, digamos assim, muito perigosas, pois devem ser executadas com maestria. E cabe sim uma variação individual da excecução de cada um. Assim, meu vinagrete, eleborado durante anos em conjunto com  meu pai, possui alguns toques pessoais e que fogem da somente combinação tomate/cebola/cheiro verde. E o segredo é a combinação dos sabores, um toque suave da cada um sem sobrepor aos demais e o capricho! Eis o meu vinagrete perfeito!!!



Foto: Bruna Tadini


Vinagrete

3 tomates débora sem sementes picadinhos (cubinhos de 0,5cm)
3 cebolas médias picadinhas bem miudinhas
1/4 de pimentão vermelho, sem as sementes e a parte branca, bem picadinho
um bom punhado de cheiro verde (salsa e cebolinha) bem picadinhas
50ml de água
azeite de oliva
sal
aceto balsâmico (1 colher de sobremesa)
molho inglês (1colher de café)
orégano seco (1 colher de café)
molho de pimenta vermelha (umas gotinhas)


Foto: Bruna Tadini


Obs.: não sei se já comentei com vocês antes mas em determinadas receitas tenho dificuldade de definir exatamente as quantidades, pois principalmente os temperos uso de "olho", como neste caso, mas tentei ao máximo quantificá-las aqui. Porém leitores, não deixem nunca nesses casos de usar a intuição, pois ela os levará à perfeição! E quando uso repetidamente picadinhas e muidinhas, é porque quero deixar claro que essa, digamos, dedicação, também faz parte importantíssima do processo.

Na hora da execução misture muito bem os tomates, as cebolas, o cheiro verde e o pimentão. Adicione a água e misture novamente. Em seguida, regue com azeite de oliva até todos os ingredientes estarem envolvidos e também estar presente na água (meio a meio). Adicione o aceto balsâmico, o orégano, o molho de pimenta e por fim acerte o sal. Leve para gelar na geladeira e retire na hora de servir. Nessa hora rego com mais um pouquinho de azeite.

3 comentários:

  1. ADOREI SEU BLOG....CONHECI PELO ALMANQUE CULINARIO...TB PARTICIPO E TB JA FUI PREMIADA...ESPERO SUA VISITA EM MEU BLOG...
    BJUUUUU

    RECEITAS DA RENATTA

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata! Desculpa a demora em responder! Passei um mês nos EUA e voltei essa semana... Muito obrigada pelo elogio, também curti muito o seu e serei frequentadora assídua! bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi, visitei sua página e verifiquei seu vinagrete, que é o que se usa normalmente em todo lugar, com muito pouca diferença de um para outro, mas fica aqui minha dica:
    Um dia fui a numa churrascaria que o dono era argentino, e saboreei um vinagrete dos deuses, acho que estava até um pouco abrasileirado, pois procurei a receita e encontrei só com ingredientes desidratados, mas esse não era:
    ingredientes: uma cebola grande roxa, três pimentões médios variados (amarelo, vermelho e verde), tudo cortados à Juliana, acrescenta salsinha desidratada, orégano, pimenta do reino moída na hora, uma pitada de pimenta calabresa, 50 ml de água, mais 150 ml de vinagre branco de boa qualidade, e completar até cobrir todos os ingredientes com azeite de oliva virgem. Deixar na geladeira por pelo menos dois dias antes de consumir.

    ResponderExcluir