terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Passo a passo: como limpar camarões

Existem alguns ingredientes que inibem quem não tem tanta afinidade com a cozinha pelo seu preparo ou muitas vezes pelo seu pré preparo, como por exemplo o camarão. Não necessariamente é preciso limpá-lo antes, dependendo de como for utilizá-lo, é usado inteiro ou com uma limpeza mais simples. Porém camarões grandes devem ser limpos de forma especial. Fiz um tutorial com imagens passo a passo para todos poderem preparar essa maravilha (um dos meus preferidos). Sei que é possível pedir para limpar ao comprar, mas nem sempre. Além disso a perfeccionista aqui nunca acha que eles limpam como eu, principalmente nessa época de final de ano que todos os locais de compra estão lotados. 
Antes um pequeno resuminho sobre os camarões. São crustáceos que podem ser tanto de água doce como de salgada, porém atualmente há muitas criações em reservatórios. Os mais consumidos no Brasil são os originalmente de água salgada, o cinza, o sete barbas e o rosa. Ao comprar eles devem ser firmes e de odor característico, mas suave, com cabeça e a cauda bem presas, assim como a casca, que deve ser dura e brilhante.
Pode ser comprado fresco e consumido imediatamente ou ser congelado, porém hoje em dia há muitas boas opções congeladas também. No caso dos congelados, limpar com ele ainda um pouco durinho facilita bastante. Sempre manipular o mais rápido possível, para logo voltar a geladeira até o preparo. 

Limpeza de camarões

1. Retirar as perninhas com as mãos: facilita a soltura da casca.








2. Retirar a casca toda com as mãos também, puxando pela parte aberta criada com a retirada das pernas. Com a prática você conseguirá tirá-la de uma vez, mas no início não se preocupe se sair em partes. Deve ser retirada completamente, até o final da cauda.  






3. Puxe a cabeça, que já estará quase solta, inclusive com todo seu conteúdo. 




4. Com uma faca pequena, lisa e afiada, faça um corte em toda a extensão nas costas do camarão, em sua linha média.




5. Com um palito de dente solte as tripas na região inicial (os grandes possuem duas, paralelas), e puxe ela até o final da cauda. A mesma coisa que a casca, no início ela sairá em pedaços, e os restantes devem ser removidos com palitos e com as mãos. Com a prática sairá inteira. Este corte nas costas e a retirada da tripa que dão o formato bonito do camarão ao ser cozido. 








6. Passe uma água rápida para retirar os resíduos e guarde na geladeira até o preparo imediato. 





Pronto, agora é só se deliciar!

3 comentários: