segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pudim de claras

Essa receita não é tradicional das festas de fim de ano aqui no Brasil, mas lá em casa como temos descendência portuguesa, é tradicional fazermos o pudim de claras nessa época. Normalmente fazemos acompanhado de quindim para aproveitar as gemas, afinal vão muitos ovos e utilizamos, como o nome mesmo já diz, só as claras. Além de ser lindo, a sensação de comer esse doce é como andar nas nuvens, um doce leve e muito saboroso. Em Portugal essa sobremesa de sucesso é conhecida como Molotof.

Pudim de claras






12 claras ou 360g
24 colheres (sopa) de açúcar ou 340g para o pudim e 2 xícaras para caramelizar a forma

Escolha uma forma de tamanho padrão com buraco no meio. Leve à uma panela média as 2 xícaras de açúcar com 1 xícara de água fria. Mexa bem e ligue o fogo. Deixe ferver sem mexer, de início será branca e dourará aos poucos, até atingir cor de guaraná (não saia de perto do fogo para não perder o ponto). Desligue o fogo e despeje a calda no fundo da forma, com cuidado mexa a forma para espalhar a calda uniformemente.
Bata as claras em neve firme e adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Despeje na forma e asse em banho-maria em forno médio por 60 a 70 minutos. Ao retirar do forno, deixe esfriar, solte os lados com o auxílio de uma faca e desenforme. O suspiro em baixo e a calda de caramelo envolvendo o pudim fazem uma combinação divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário