domingo, 2 de agosto de 2015

Empadinha de camarão

Hoje vou postar uma receita que fiz nesse final de semana e que faz tempo que queria fazer. Empadinha, parece algo tão simples né? Porque fazer m casa então, se em qualquer lanchonete, boteco, bar, café tem uma? Pois é, porque faz tempooooo que não conseguia comer aquela empadinha de verdade, porque infelizmente com o tempo a maioria dos locais tende a baratear, facilitar, enfim, acabar com uma entidade, no caso a empadinha rs. E são vários os problemas, a massa é dura, seca, sem graça, o recheio também é sem graça, sem gosto e muitas vezes o pior, cadê aquele sabor que eu pedi, se for camarão então, pode esperar, lá vem só farinha com cor rs. Dessa forma, por esse motivo, resolvi fazer minhas empadinhas como se diz "como antigamente",  de massa podre e de CAMARÃO! Mas a receita pode e deve ser adaptada para frango, palmito...

Empadinha de camarão




Para a massa:
400g de farinha de trigo
150g de banha de porco (pode ser substituída por 250g gramas de manteiga, mas não fica boa igual)
4 colheres de sopa de água gelada
sal a gosto
 
Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea, sovando com as mãos, pois dessa forma a gordura vai absorvendo os demais ingredientes. Reserve coberta com um papel filme na geladeira.
 
Para o recheio:
300g de camarões médios limpos (eu usei o cinza) cortados em cubos (eu cortei cada um em 4 a 5 pedaços)
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picadinha
2 tomates picados em cubos
cheiro verde picado a gosto
azeite de oliva
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de farinha de trigo.
 
Refogue em uma panela ampla em azeite de oliva pré aquecido, o alho e a cebola até dourar bem. Acrescente o tomate e novamente deixe refogar, formando um molho. Adicione os camarões e enquanto cozinham no molho, o que não demora muito mais do que alguns minutos, tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e adicione o cheiro verde e polvilhe a farinha de trigo (apenas para o recheio não ficar muito líquido), misture bem e reserve na geladeira.
 
Para a montagem das empadinhas, forre as forminhas com uma camada média de massa, você consegue ir moldando ela com a mão. Faça furinhos na massa com um garfo e leve em forno alto pré aquecido por aproximadamente 10 minutos, até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar até ficar morno, recheie com o refogado frio (para a forminha de empadinha padrão coloquei 1 colher de sopa em cada) e feche a empadinha com a massa (faça uma tampinha com as mãos maior que a forminha, feche a empadinha e retire os excessos. Pincele uma gema de ovo batida sobre a massa e leve novamente ao forno alto por mais aproximadamente 15 minutos, até dourar bem. Ao retirar, cubra com um pano de prato seco e deixe esfriar até ser possível a manipulação. Com cuidado, vire a empadinha de ponta cabeça na sua mão e puxe a forminha, uma a uma. Agora é só se deliciar!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário