domingo, 5 de agosto de 2012

Clássicos: Bouef à la Bourguignonne

Essa receita é mais uma da série clássicos ao alcance de todos, como foi o post do filé Stroganov. Gosto muito de trazer para vocês à origem dessas receitas clássicas e suas adaptações para o dia a dia. Sei que diferente do Stroganov essa receita não é tão popular, eu a conheci em casa, pois meu pai começou a prepará-la. Mas todas as vezes que ele ou eu fazemos é um sucesso! Quando a preparei semana passada e postei a foto no facebook, pude notar o interesse e curiosidade de todos! Tirando os elogios de quem experimentou!
Como definição desse prato, está o uso obrigatório de um vinho tinto, de preferência o original da Borgonha. É conhecido por ser original da Gália e possui sua versão masculina, o Bouef Bourguignon! Utiliza originalmente o contra-filé, porém atualmente o filé mignon ou a alcatra, devido à maciez.

Primeiro vou apresentar para vocês a versão que fiz aqui em casa, em um dia de semana inspirador, com o que tinha à disposição e no final, a receita original! Fica a gosto do freguês, ambas uma delícia!

Bouef Bourguignonne adaptado




300g de filé mignon cortados em cubos
50g de toicinho cortados em cubinhos
2 cebolas cortadas em pedaços grandes (cada uma em 8)
100g de cogumelos champignon em conserva cortados em fatias largas
200ml de vinho tinto seco
2 folhas de louro
um punhadinho de alecrim fresco
cebolinha picada a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga sem sal
azeite de oliva
1 colher das de chá de farinha de trigo

Em uma panela leve à manteiga e um fio de azeite para esquentar. Frite o filé mignon temperado com sal e pimenta e reserve.
Na mesma panela, coloque mais um fio de azeite e no suco da carne frite o toicinho, adicione a cebola e refogue bem. Acrescente o vinho e deixe apurar em fogo baixo, adicione o filé mignon, os cogumelos, o louro, o alecrim e acerte o sal. Durante esse processo, retire uma concha do molho, misture bem a farinha e volte a panela mexendo bem para engrossar o caldo. Por fim, adicione a cebolinha e sirva com arroz branco.

Bouef à la Bourguignonne (cubos de filé à moda de Borgonha), por Silvio Lancelotti

250g de contra filé sem os ossos e sem as gorduras, cortado em cubos de 3cm de aresta
sal
pimenta do reino
1 folha de louro
bulbos de cebolinha verde
farinha de trigo
50g de toicinho fresco, em dadinhos de 1cm de lado cada qual
1 cebola média, bem batidinha
manteiga
1/3 de xícara de chá de conhaque
1 e 2/3 de xícara de chá de vinho tinto, fundamentalmente da Borgonha
minicebolinhas, pelotinhas de cenoura e pequenos cogumelos frescos, glacados à parte, em mais manteiga, um tico de vinho e algumas pitadas de açúcar

Tempero os cubos de carne com o sal e a pimenta do reino. Cubro com vinho. À marinada, incorporo a folha de louro e os bulbos de cebolinha. Mantenho por quatro horas. Escorro. Passo os nacos de carne na farinha. Filtro o líquido do seu banho. Numa caçarola funda, suavemente, derreto a gordura do toicinho. Agrego a cebola e um pouco de manteiga. Douro a carne. Derramo o conhaque. Inflamo. Despejo o vinho. Mexo e remexo. Levo à fervura. Rebaixo o calor. Cozinho, até que os nacos de contra filé se mostrem macios à ponta de um garfo. Acerto o ponto do sal. Sirvo com as minicebolinhas, a cenoure e os cogumelos glaceados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário