sábado, 21 de janeiro de 2012

Sírio-libanesa

Uma vez ouvi que a cozinha sírio-libanesa é ao mesmo tempo requintada e generosa. E é mesmo! E eu tenho muito disso no meu jeito de cozinhar, pois sou detalhista, gosto de escolher cada ingrediente com dedicação, prepará-los para serem utilixados na receita com calma e delicadeza e aí sim preparar o prato como uma arte. Isso tudo, para os que me conhecem bem, associado à muita fartura, mas ando tentando me controlar ultimamente... Para mim é sinônimo de hospitalidade, e felicidade também, ao receber meus amigos explicar como aquele prato foi feito em cada detalhe, vê-los apreciando àquele prato feito passo por passo e saber que comeram até sentirem-se satisfeitos. Aí no fim quem fica muito satisfeita sou eu!
Recentemente fiz uma série de receitas árabes para levar na festa de confraternização do hospital veterinário que trabalho e algumas que fiz na mesma semana inspirada nessa cultura que reúne tradições orientais, mediterrâneas e européias.

Homus

2 xícaras de grão de bico cozido e sem casca
1/2 xícara de tahine
4 dentes de alho sem casca amassados
suco de 1 limão
sal
azeite de oliva
salsinha picada
água gelada

Processe o grão de bico até formar uma pasta, adiciono água gelada aos poucos para facilitar, mas gosto de adicionar o mínimo possível pois gosto da pasta mais consistente. E gosto de deixar uns pedacinhos de grão de bico também. Reserve. Misture o tahine, o sal, o suco de limão e o alho, e incorpore ao grão de bico processado. Para decorar regue com azeite de oliva e disponha a salsinha picada. Sirva gelado.

Foto: Bruna Tadini

Babaganuche

2 beringelas médias
1/2 xícara de tahine
suco de 1 limão
sal
azeite de oliva

Queime as beringelas na boca do fogão e abafe-as em um saco plástico. Lave-as em água corrente para soltar as cascas por completo. Processe-as até formar uma pasta e adicione o suco de limão, o tahine, o sal e o azeite de oliva. Sirva gelado.


Foto: Bruna Tadini


Tabule

300g de trigo para quibe (triguilho)
1 pepino japonês picado
1 tomate sem sementes picado
1 cebola grande picada
salsinha picada em grande quantidade
hortelã picada em grande quantidade
suco de 1 limão
sal
pimenta síria
azeite de oliva
folhas de alface crespa

Lave o trigo e deixe de molho por 1 hora. Escorra e esprema bem com as mãos. Misture o trigo aos demais ingredientes acertando o tempero. Disponha em refratário as folhas de alface e o tabule por cima.

Foto: Bruna Tadini

Tabule de quinua

1 xícara de quinua real em grãos
1 cebola roxa cortada em pedaços grandes
6 tomates cerejas cortados em quatro
6 folhas de alface lisa cortadas em fatias largas
suco de 1 limão
sal
pimenta do reino branca
azeite de oliva

Cozinhe a quinua em 2 xícaras de água. Após esfriar misture aos demais ingredientes, acertando o tempero e misture bem.

Foto: Bruna Tadini

Quibe cru e assado

300g de carne moída (patinho ou acém)
200g de trigo para quibe (triguilho)
1 cebola picada miúda
2 dentes de alho picados
sal
pimenta síria
azeite de oliva

Prepare o trigo da mesma forma que para o tabule. Misture aos demais ingredientes. Para comer cru, recomendo cebola picada grosseiramente, hortelã picada e azeite de oliva.
Para asssar, disponha em um refratário, faça cortes superficiais com uma faca, com o desenho de sua preferência e adicione pedacinhos de manteiga por toda a suprfície. Leve ao forno médio até dourar. Minha sugestão é acompanhar com mostarda de Dijon.


Foto: Bruna Tadini

Foto: Bruna Tadini

Para acompanhar todas as receitas, pão sírio torrado e coalhada seca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário