segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Torta de carne com massa podre

Podemos dizer que essa receita realmente é torta, afinal não foi seguida ou planejada, e sim elaborada e executada no momento da vontade com o que havia a disposição, cheia de inspiração!

Torta de carne com massa podre

Para a massa:
200g de farinha de trigo
100g de manteiga
1 pitada de sal
2 colheres das de sopa de água gelada

Peneire a farinha e adicione o sal. Acrescente a manteiga em cubinhos e incorpore à mistura de farinha e sal. Adicione a água gelada e misture até ficar uniforme. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.

Para o recheio:
300g de acém picadinho
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho amassados
1 cenoura em cubinhos
1 tomate sem pele e sem semente picadinho
100g de cogumelos portobellos picados
300ml de caldo de carne
sal
pimenta do reino
azeite de oliva
cheiro verde picado
farinha de trigo

Refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Doure a carne. Acrescente o tomate e a cenoura, cozinhando até reduzir. Adicione os cogumelos e o caldo de carne, acerte o tempero com o sal e a pimenta do reino. Deixe apurar, e por fim acrescente o cheiro verde e uma pequena quantidade de farinha de trigo apenas para dar liga (pouco mesmo). Leve a geladeira.


Para montar a torta, abra 1/3 da massa e disponha em uma forma de sua preferência (eu prefiro as menores e mais fundas) no fundo e nas laterais. Leve ao forno médio pré aquecido até assar levemente. Retire do forno e despeje o recheio gelado. Cubra com mais 1/3 da massa e use o restante para decorar do sue gosto, com a sua criatividade! Bata um ovo e pincele sobre a massa.
Leve ao forno novamente em fogo alto até dourar.


 Foto: Bruna Tadini


Foto: Bruna Tadini

Nenhum comentário:

Postar um comentário