quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Do mar: ceviche de corvina

Bom, não é segredo para ninguém que me conhece bem que aprecio todos os tipos de gastronomia, que pra não dizer que gosto de 100% dos ingredientes existentes, gosto de 99,9% deles e os outros 0,1% já provei ao menos duas vezes, e ainda espero que meu paladar os aceite. Mas enfim, quem realmente me conhece, sabe que minha paixão são os peixes e frutos do mar! Alguns pratos elaborados com esses ingredientes são realmente complexos, exigem programação para sua realização desde o momento da compra... Mas alguns não, são saborosos e intensos mesmo sem dar trabalho! Um prato muito versátil dessa categoria é o ceviche, já postado anteriormente, mas de salmão. Mas que pode ser feito com vários peixes. Acho uma opção tanto para a cidade grande, quanto para aquela viagem à praia, quando queremos cozinhar mas sem gastar muito tempo, afinal fomos curtir e descansar. Apesar que, ultimamente, acho mais difícil comprar peixes e frutos do mar, frescos e de boa qualidade, na praia do que aqui na capital.
Esse ceviche fiz em um sábado, que estava muito calor. Fui à uma feira livre perto de casa e a feirante me sugeriu a corvina, decidi experimentar e ficou ótimo!

Ceviche de corvina


Foto: Bruna Tadini


500g de corvina em filé e depois cortada em cubos grandes
100g de tomates cerejas cortados em quatro
1 cebola roxa pequena picada
4 dentes de alho em fatias finas
coentro picado
suco de 1 limão siciliano
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
azeite de oliva

Tempere a corvina com o sal e a pimenta. Acrescente o suco de limão e deixe na geladeira para marinar por 30 minutos.
Misture o tomate, a cebola, o coentro, o alho e acerte o tempero. Por fim regue com azeite, pronto!


Foto: Bruna Tadini

Nenhum comentário:

Postar um comentário